en-USpt-PT

Perguntas Frequentes 

Nesta área encontrará respostas para as questões mais comuns. Caso não encontre esclarecimento para as suas dúvidas, não hesite em contactar-nos, teremos todo o gosto em facultar-lhe todas as informações necessárias.

  • Termalismo
  • Spa Termal

O que é uma cura termal? 

Resposta:A cura termal é um tratamento reconhecido desde 1986 pela Organização Mundial de Saúde e um dos mais antigos tratamentos terapêuticos, baseado na utilização das propriedades das águas minerais naturais. Numa cura termal, os pacientes realizam um conjunto de tratamentos adequados ao seu estado de saúde, segundo prescrição médica e acompanhados por técnicos profissionais de saúde, durante um período que preferencialmente deverá ser de 14 a 21 dias.

A cura termal tem contraindicações? 

Resposta:A cura termal pode estar contraindicada em casos de doentes portadores de condições inflamatórias agudas, nomeadamente nas doenças infeciosas de carácter contagioso. Em caso de descompensações severas de doenças respiratórias, cardíacas, renais, sanguíneas, digestivas, endócrino/metabólicas ou do estado geral, o tratamento termal pode igualmente estar contraindicado. As afeções tumorais malignas evolutivas e as patologias psiquiátricas de tipo psicótico, não controladas, constituem contraindicações formais à crenoterapia. Para todos os efeitos todas as situações clínicas são objeto de avaliação prévia ao início do tratamento pela equipa médica das TERMAS DE LUSO, assegurando-se assim uma correta adequação dos programas de tratamento.

Quais as principais indicações terapêuticas para tratamento? 

Resposta:A Água Termal de Luso tem uma notável ação terapêutica nas afeções crónicas do aparelho Reno-urinário, hipertensão arterial, perturbações do metabolismo, afeções respiratórias crónicas, reumatismos, perturbações do aparelho locomotor e patologias dérmicas.

Quais os procedimentos que devo ter antes de frequentar a vertente Termalismo? 

Resposta:Embora não seja obrigatório, é conveniente dar conhecimento ao seu médico de família ou ao seu médico especialista e trazer informação clínica sobre o seu estado de saúde. Para que possa usufruir de comparticipação do seu subsistema de saúde, deverá ainda solicitar-lhe uma declaração comprovativa da necessidade de uma cura termal.

Como faço a minha inscrição nas TERMAS DE LUSO? 

Resposta:Deverá marcar previamente uma consulta médica nas TERMAS DE LUSO, diretamente na receção, via telefone ou através do nosso site. Se optar pela última alternativa, deverá aguardar um contacto da nossa parte a confirmar a consulta. Esta consulta tem como objetivo a prescrição dos tratamentos termais mais adequados ao seu caso.

É obrigatório realizar uma consulta médica? 

Resposta:Sim. Para quem frequenta as TERMAS DE LUSO na vertente de Termalismo, é obrigatório ter uma consulta médica com um dos nossos médicos hidrologistas, com a finalidade de obter a prescrição dos tratamentos termais mais adequados ao seu caso.

Devo levar exames médicos no dia da consulta? 

Resposta:Sim. Para a consulta deverá trazer todo o material complementar de diagnóstico, como exames feitos recentemente, relatórios médicos e a indicação da medicação que esteja a tomar.

Qual a documentação necessária para a inscrição termal? 

Resposta:Após a consulta poderá fazer a sua inscrição termal na receção. Para tal, é necessário que apresente o seu B.I., cartão de contribuinte e cartão de beneficiário ou cartão de cidadão.

Posso beber água na quantidade que quiser? 

Resposta:A ingestão de água é um elemento fundamental do tratamento termal. Em função da idade, do estado cardiovascular e digestivo, a quantidade de água a ingerir varia consoante a prescrição médica.

Qual é a época termal? 

Resposta:Atualmente as TERMAS DE LUSO estão abertas ao público durante todo o ano.

Com que idade se pode realizar tratamentos termais? 

Resposta:Não existe idade mínima. No entanto, todas as crianças terão que realizar consulta médica prévia, bem como, serem acompanhadas por um adulto durante a permanência no complexo termal.

Qual é o horário de funcionamento? 

Resposta:Julho, Agosto e Setembro: Domingo a Sexta das 9:00 às 19:00. Sábado das 10:00 às 20:00. Outubro a Junho: Segunda a Sexta das 10:00 às 18:00. Sábado das 10:00 às 19:00. Encerra ao Domingo. Encerra no período de almoço: das 13:00 às 14:00. 

Posso cancelar os meus tratamentos? 

Resposta:O cancelamento da inscrição e/ou programa termal só será possível por indicação médica e após consulta de reavaliação.

Posso deduzir a minha fatura no IRS? 

Resposta:Sim. Poderá anexar este documento à sua declaração anual, desde que acompanhado da respetiva prescrição médica.

Há alguma restrição de utilização de equipamentos eletrónicos? 

Resposta:Sim. É proibida a utilização de telemóveis, máquinas fotográficas, câmaras de filmar, assim como outros equipamentos eletrónicos de uso pessoal, dentro do Complexo Termal.

Testemunhos

Vim pela primeira vez às TERMAS DE LUSO e fiquei agradavelmente surpreendida pela qualidade dos tratamentos e pelas excelentes instalações e equipa de profissionais. Estão de parabéns pela qualidade que oferecem.

Maria José Lopes - Outubro 2010

Testemunhos

Voltei passados 10 anos da minha última estadia. O que vi e senti revigorou-me: a tradição de um atendimento de excelência, aliado à modernidade da infraestrutura e à versatilidade dos programas propostos. Estive pouco tempo desta vez, mas prometo voltar em breve. A minha saúde física e mental precisa deste espaço!

Maria Baião - Setembro 2013

Testemunhos

Sofro de hipertensão e há mais de 10 anos que frequento as Termas de Luso e penso continuar a frequentar. Sempre senti melhoria depois dos tratamentos. Aqui sinto-me muito bem.

Leonoel Domingos - Junho 2014

Testemunhos

Tenho 76 anos e os primeiros cálculos renais foram-me diagnosticados aos 28. No entanto, tenho tido a sorte de nunca ter necessitado de ser intervencionado, uma vez que os cálculos têm sido eliminados naturalmente. Frequento as Termas de Luso há vários anos, e acredito que as propriedades terapêuticas destas águas possivelmente têm sido uma grande ajuda.

Vítor Caro - Julho 2014